Embu faz festa com a campanha e a Turma da Mônica

A cidade de Embu das Artes, na Grande São Paulo, fez uma grande festa para comemorar a parceria com a campanha “Sol, Amigo da Infância – Pele Protegida Pra Toda Vida”. O evento ocorreu no dia 16 de outubro e contou com centenas de crianças e educadores que serão beneficiados pela parceria.

A criançada vai receber kits da Turma da Mõnica contendo a revista em quadrinhos da turma com explicações sobre os raios nocivos do sol e a prevenção do câncer de pele. “Cuidado com a exposição solar amiguinhos! Vamos cuidar da nossa pele”, esse é o recado que o Franjinha, um dos personagens do cartunista Maurício de Sousa, passa para as crianças.

Na ocasião, o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, representando o prefeito Chico Brito, enfatizou o contentamento com o desencadeamento da ação: “A melhor forma de combater o câncer de pele é iniciando bem cedo o trabalho de orientação e prevenção. Essa parceria possibilita trabalhar o tema de maneira didática e bastante ilustrativa com os estudantes, que são protagonistas nessa luta”.

Representando a Secretaria de Saúde, Célia Medina salientou a parceria estabelecida com a educação e os benefícios que a ação conjunta traz para a cidade: “Existe uma integração importantíssima entre saúde e educação, um trabalho que tem prosperado e trazido muitos benefícios para a cidade”.

Célia também citou a célebre frase de Martin Luther King, “Seu eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, ainda hoje plantaria uma árvore”, ao falar sobre a importância e da necessidade de criação ambientes saudáveis.

A dermatologista Elizabeth Taino, funcionária da Secretaria de Saúde de Embu das Artes, lembrou que, desde 2010,  a cidade vem trabalhando a questão da prevenção e do tratamento das lesões iniciais, e a importância de levar isso para o ambiente escolar: “A prevenção é o melhor remédio e nada melhor do que trabalhá-la na infância, onde o conhecimento é sedimentado. Estaremos formando adultos conscientes e multiplicadores do conhecimento”.

Após a assinatura do termo de oficialização da parceria, o presidente da SBD, Paulo Ricardo Criado, falou aos coordenadores pedagógicos, educadores físicos, profissionais da saúde e aos estudantes da E. M. Mauro Ferreira sobre: origens e impacto do câncer de pele, ações da radiação ultravioleta na saúde humana, envelhecimento da pele, impacto da exposição solar na infância e medidas de proteção.

Informações muito valiosas, segundo a coordenadora pedagógica Emily Marçal e a professora de educação Física, Erika Gomes da Silva: “Eu adorei, foi uma palestra muito explicativa e que trouxe novos conhecimentos sobre o assunto. Acho que o tema é importante para todos, não só para os estudantes, nossa missão agora é transmitir esse conhecimento para os pais”, disse Erika. “Temos que conscientizar a equipe como um todo, incluindo funcionários e familiares. As crianças também são expostas ao sol fora da educação física, esse é um trabalho conjunto”.

A ideia é que os profissionais e estudantes que acompanharam a palestra repassem os conceitos aos demais funcionários, estudantes e comunidades ao entorno das escolas municipais. As escolas de ensino fundamental I e II também receberão kits  contendo uma revista em quadrinhos abordando o tema e material técnico-educativo (CD e DVD) para que atividades de apoio sejam desenvolvidas com os estudantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *